Cientistas propõem “elevador” para ligar Terra à Lua



Cientistas propõem “elevador” para ligar Terra à Lua

 

Ir à Lua pode ficar tão simples quanto chegar à cobertura de um arranha-céu. Ao menos, é o que querem dois cientistas da Universidade de Cambridge e da Columbia, que criaram uma espécie de “elevador” espacial. A ideia do Spaceline é construir um “gancho” de cerca de 360 mil quilômetros da superfície da Lua até uma distância segura da Terra.

Assim, para viajar à Lua bastaria lançar um foguete até determinada altura para se “conectar” com o Spaceline.

Os - ousados - cientistas alegam que o material teria que ser fino, mas resistente. Ao chegar no "gancho", o sistema usaria propulsão movida a energia solar para percorrer a linha até a Lua, sem necessidade de combustível.

Na ponta do “elevador” ainda estaria uma estação espacial onde um pequeno time de cientistas e engenheiros pronto para realizar testes com telescópios, acelerador de partículas, ondas de gravidade, entre outros. O Spaceline também poderia ser usado como ponto de partida para outras missões pelo sistema solar. 

Apesar de parecer ficção cientifica, é a primeira ideia desse tipo que é possível de ser executada matematicamente, alegam. A primeira vez que um “elevador” espacial surgiu foi no livro The Fountains of Paradise, de Arthur C. Clarke.

No entanto, a ideia proposta era construir uma torre da Terra até a Lua – o que é inviável. Dessa vez, o Spaceline propõe a rota ao contrário, que apesar de possível, custaria alguns bilhões de dólares.


Fonte: Época Negócios