Microsoft oferece certificado de competência técnica em tecnologia



Microsoft oferece certificado de competência técnica em tecnologia

 

Uma análise do relatório do World Economic Forum mostrou que, nos próximos 5 anos, as empresas esperam que 44% das habilidades atuais dos profissionais sejam afetadas por mudanças no ambiente de trabalho, avanços tecnológicos e outras transformações no mercado.

Neste cenário, as habilidades digitais se tornam cada vez mais necessárias e muitos profissionais terão que se atualizar. Para ajudar nessa demanda, a Microsoft apresentou uma avaliação voltada para competências específicas nas áreas de projetos, metas e objetivos de negócio.


Credencial da Microsoft

A avaliação, chamada “Habilidades Aplicadas da Microsoft“, habilita o usuário em competências específicas na condução de projetos alinhados com metas e objetivos de negócios das empresas.

São realizadas experiências interativas em laboratórios sob demanda, diferente de outras certificações tradicionais, que costumam utilizar exames interativos programados.  

A formação está disponível na plataforma Microsoft Learn.
 



Inovações vs. IA

De acordo com Fabio Hara, arquiteto da Microsoft Brasil, o certificado é ainda mais importante em um contexto de avanço da IA e de outras tecnologias emergentes.

Em um cenário onde a demanda por profissionais de tecnologia para áreas técnicas como em computação em nuvem e inteligência artificial (IA) supera o número de força de trabalho qualificada, as credenciais de Habilidades Aplicadas da Microsoft representam um novo recurso para a validação das competências dos profissionais do mundo do trabalho.
 


 


Como funciona?

Inicialmente, as credenciais serão oferecidas em inglês. A Microsoft pretende expandir para outros idiomas em dezembro.

Os interessados podem atestar habilidades em cenários específicos que estão disponíveis gratuitamente até o início de 2024:

  • Armazenamento seguro para Azure Files e Azure Blob Storage;
  • Configuração de acesso seguro para cargas de trabalho usando a rede Microsoft Azure;
  • Implantar e configurar o Azure Monitor;
  • Implantar contêineres usando o Azure Kubernetes Service;
  • Implementar segurança por meio de um pipeline usando o Azure DevOps;
  • Desenvolver um aplicativo web ASP.NET Core que consome uma API;
  • Proteger serviços e cargas de trabalho Azure com controles de conformidade regulatória do Microsoft Defender for Cloud;
  • Configurar operações de segurança SIEM usando o Microsoft Sentinel;
  • Criar e gerenciar processos automatizados usando o Power Automate. 

Até o início de 2024, os interessados também poderão realizar a avaliação prática interativa de forma gratuita, além de participar voluntariamente de treinamentos da plataforma Microsoft Learn, sejam eles autodidatas ou conduzidos por instrutores, para se prepararem para o teste.

A avaliação conduzirá o profissional por uma série de tarefas baseadas em cenários, utilizando produtos como o Microsoft Azure e o Microsoft Power Platform, na mesma plataforma.

Fonte: olhardigital