Tecnologia e inovação como impreteríveis para desenvolvimento



Tecnologia e inovação como impreteríveis para desenvolvimento

 

É impossível pensar em uma nação próspera sem colocar a tecnologia como um de seus principais motores de desenvolvimento. Ao passo que presenciamos o avanço de novas tecnologias, precisamos ter clareza sobre a importância de colocarmos na pauta o investimento em inovação como um dos pilares-chave para a promoção do crescimento econômico e social de um país.

Em 2022 o Brasil passa por mais um pleito eleitoral, elegendo os líderes nos Executivos estaduais, além do presidente da República, integrantes do Congresso e assembleias legislativas. Nesse novo cenário –e independentemente de quais sejam os eleitos–, precisamos trabalhar com a visão da indústria de tecnologia e do ecossistema de pesquisa e desenvolvimento como estratégicos e essenciais para o futuro da nação.

O amplo apoio dessas áreas não é fundamental apenas para a gestão eficiente de entidades públicas e privadas, mas, acima de tudo, para a propulsão do bem-estar de uma sociedade avançada. Os principais agentes públicos, especialmente das esferas mais altas do poder Executivo e Legislativo, devem ter como ponto central o compromisso do avanço da agenda de tecnologia e inovação no país –priorizando políticas de médio e longo prazo.

Nos últimos anos, especialmente durante o período de pandemia, vimos o quão fundamental a tecnologia foi para assegurar a continuidade das atividades básicas –tanto de órgãos públicos como de privados. A chamada transformação digital atingiu patamares nunca vistos. De 2020 para cá, por exemplo, a tecnologia exerceu papel essencial para possibilitar a inclusão de serviços financeiros e sociais básicos para a população. Mostras disso foram a concessão do Auxílio Emergencial, com o pagamento do benefício totalmente digital; a implementação do Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central; e, mais recentemente, o Decreto nº 10.977/2022 que estipulou a nova carteira de identidade —chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN)—, sendo implementada gradativamente em todas as unidades da Federação.

O Brasil tem um histórico de adoção de tecnologia para automatizar processos e agilizar serviços de atendimento à população –estando à frente até de países maduros, como os Estados Unidos. Porém, ainda há muitos percalços que desafiam o setor a avançar ainda mais. A busca pela eficiência suportada pela tecnologia, melhorando os serviços ao cidadão, deve ser constante. Uma série de medidas pode ainda passar por aperfeiçoamento.

Por exemplo, na saúde pública, com agendamento de consultas e telemedicina à distância; na gestão urbana, com melhorias na engenharia de tráfego nas grandes metrópoles; e no relacionamento com a população, com menos burocracia no atendimento em órgãos públicos. Isso sem considerar a segurança pública, que já vem passando por mudanças, com maior monitoramento dos espaços públicos por meio de câmeras que utilizam visão computacional e análise de dados.  Tudo isso passará por avanços com o uso de tecnologia e inovação.


Seja por questões de competitividade, de regulação, passando por capacitação e investimento em educação, o Brasil tem como desafio atentar ainda mais para pontos sensíveis que impactam o seu desenvolvimento nessa área. Um deles diz respeito à inclusão e formação de profissionais de tecnologia. Dados do Relatório Setorial 2021 (íntegra – 4MB), da Brasscom, apontam que o país pode criar uma demanda de quase 800 mil profissionais de TI até 2025. Porém, ainda existe um déficit anual na formação desses talentos da ordem de 106 mil pessoas, de modo que é necessário repensar como ampliar esse ritmo de qualificação.

Para avançarmos ainda mais na agenda de tecnologia e inovação é preciso construirmos um projeto de nação centrado em oportunidades de transformação digital para a população, com a criação de empregos de tecnologia, a partir de qualquer lugar e com melhor remuneração, com vista à economia digital. A nova realidade nos mostrou que o jovem profissional de tecnologia não precisa mais estar nos grandes centros urbanos para buscar uma posição de alta qualificação no setor.


Há de se pensar que a esfera governamental deve encarar esse desafio como uma oportunidade de longo prazo. Os avanços de novas ferramentas tecnológicas como agentes promotores de inovação, como o 5G de redes móveis e a computação em nuvem, serão fundamentais para sustentar uma nova fase de crescimento em tecnologia no mundo. E o Brasil não pode perder essa chance.

Os próximos governantes e legisladores, a partir de 2023, precisam olhar para a tecnologia como meio fundamental para acelerar o desenvolvimento de nosso país –melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e oferecendo oportunidades de forma justa, equitativa e conectada. Estamos diante de um novo contexto que começa agora e pode trazer décadas de acelerado desenvolvimento. Está em nossas mãos que a década de 2020 não seja mais uma a ser perdida. 

Fonte: Poder360