IFA 2023: maior feira de tecnologia do mundo começa hoje; veja o que esperar



IFA 2023: maior feira de tecnologia do mundo começa hoje; veja o que esperar

 


A IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, abrirá as portas ao público a partir desta sexta-feira (1º). O evento, que ocorre tradicionalmente desde 1924 em Berilm, é visto por fabricantes como uma oportunidade para lançar novos produtos e fazer anúncios importantes. Até o dia 5 de setembro, empresas vão revelar novos modelos de dispositivos, atualizações de tecnologia e protótipos inovadores.

Aberta à imprensa desde a última quarta-feira (30), a IFA deste ano já contou com alguns lançamentos importantes nesses primeiros dias, como por exemplo o Philips Hue Secure. O dispositivo foi desenvolvido para unir a iluminação inteligente e a segurança doméstica por meio de câmeras e sensores que podem ser conectados a aparelhos Hue.

Qual é a melhor caixa de som Bluetooth para comprar? Veja no Fórum do TechTudo

Bem conhecida por suas caixas de som, a JBL também aproveitou a IFA 2023 para apresentar a nova linha Authentics de alto-falantes. As caixas da fabricante se destacam pelo design retrô inspirado no modelo L100 da década de 1970, ou seja, bem diferente da aparência moderna das outras linhas da JBL. Os dispositivos também inovam no setor de alto-falantes inteligentes, ao contarem com uma funcionalidade que combina a Alexa e o Google Assistente.

Outras empresas também já realizaram lançamentos na IFA deste ano. É o caso da Garmin, que apresentou ao mundo o Ven 3 e o Ven 3S, seus novos smartwatches. A Sennheiser, por sua vez, lançou a Ambeo Soundbar Mini, uma soundbar que aposta em boa qualidade de som para ser competitiva no mercado. Já a Roborock anunciou os novos modelos de aspiradores robóticos, o Q5 Pro e Q8 Max.

A IFA já foi palco de muitos lançamentos memoráveis da indústria da tecnologia. Dentre eles, destacam-se a apresentação da primeira televisão de alta definição HDTV, em 1985, o console N64 lançado pela Nintendo em 1997, e o Samsung Galaxy Note em 2011. No ano passado, o evento ficou marcado pela divulgação dos óculos smart, que pretendiam recriar a sensação de ir ao cinema. Confira a seguir o que esperar dos principais fabricantes na IFA de 2023, levando em consideração os lançamentos feitos em 2022.

Samsung
Após ter usado a IFA do ano passado para lançar o monitor de jogos Samsung Odyssey OLED G8, este ano, a empresa possivelmente deverá fazer lançamentos que estejam inseridos neste mesmo segmento de TVs e monitores.

Sony
A Sony já confirmou que vai apresentar o smartphone Xperia 5 V no evento deste ano. O anúncio será feito em 1º de setembro. No ano passado, a companhia japonesa utilizou a IFA para lançar o Xperia 5 IV.

Asus
Como apresentou no evento de 2022 o Zenbook 17 Fold OLED, possivelmente a Asus pode se manter nesta linha e lançar notebooks híbridos sensíveis ao toque ainda mais impressionantes.

Nokia
Ultimamente, a fabricante HMD Global, atual detentora dos direitos da marca Nokia, tem voltado seus esforços para lançamentos mais econômicos com foco na durabilidade e na capacidade de reparo. Como na última edição do IFA, a empresa anunciou os telefones X30 e G30 e o tablet T21. Por isso, é possível que mais lançamentos nesse sentido sejam feitos na edição deste ano.

Lenovo
Na IFA de 2022, a Lenovo apresentou os óculos smart Galsses T1, equipado com duas telas de microLED, uma para cada olho. Entre outros produtos, a empresa também lançou o laptop ThinkPad X1 Fold com tela dobrável de 16 polegadas. Como a apresentação da companhia chinesa foi considerada um dos destaques do evento do ano passado, a conferência para o IFA 2023 tende a ser uma das mais interessantes.

Com informações de Android Authority, IFA e Pocket-lint.

Fonte: TechTudo