Startup cria o maior chip de computador do mundo para processar tarefas de IA



Startup cria o maior chip de computador do mundo para processar tarefas de IA

 

Com cerca de 100 vezes o tamanho de um chip comum, o produto é capaz de treinar sistemas de inteligência artificial até 1 mil vezes mais rápido do que hardwares tradicionais.

Chips de computadores podem ser tão pequenos ao ponto de caber na ponta dos dedos. Mas uma startup chamada Cerebras Systems, do Vale do Silício, revelou o que afirma ser o maior chip de computador já construído, o Cerebras Wafer Scale Engine, com 1,2 trilhão de transistores e 400 mil núcleos de processamento. Para efeito de comparação, as Unidades de Processamento Gráfico (GPU, em inglês) existentes no mercado — responsáveis pelas imagens que você vê na tela do computador ou celular — contam com apenas 30 núcleos de processamento.

O chip tem cerca de 100 vezes o tamanho de um chip comum e pode ser usado em grandes centros de dados e ajudar a acelerar o progresso da inteligência artificial (IA) em diversas áreas, desde carros autônomos até softwares de vigilância. O projeto contou com 173 engenheiros envolvidos na construção.


Empresas tradicionais como Intel e Qualcomm estão se movimentando para a construção de novos chips para inteligência artificial. Já o chip desenvolvido pelo Google é utilizado em uma ampla gama de projetos com foco em IA, como o Google Assistente e o Google Tradutor. São novos e complexos sistemas de IA capazes de aprender tarefas analisando grandes quantidades de dados e requerem um tipo particular de poder de computação.

Sistemas de IA requerem grandes quantidades de chips. Mas mover dados entre eles pode ser uma tarefa lenta, limitando a rapidez dos chips em analisar informações. Criada há 3 anos, Cerebras já recebeu mais de US$ 200 milhões em financiamento e adotou uma nova abordagem para resolver problemas como esse. A ideia é manter todos os dados em um chip gigante para que os sistemas possam operar com mais rapidez. O produto será capaz de treinar sistemas de IA entre 100 e 1 mil vezes mais rápido que os hardwares tradicionais.

A Cerebras não é a primeira a pensar na criação de chips gigantes. A Trilogy, empresa fundada em 1980 por Gene Amdahl, que foi engenheiro de chips de IBM, chegou a receber mais de US$ 230 milhões em financiamento, mas nunca conseguiu fazer com que a tecnologia funcionasse. Quase 35 anos depois, os chips da Cerebras estão sendo enviados para algumas empresas parceiras que trabalham em soluções de machine learning. A empresa não divulgou o preço do produto. 


Fonte: Época Negócios