De olho no futuro, startup vai testar posto de combustível no espaço



De olho no futuro, startup vai testar posto de combustível no espaço

 

Uma das barreiras para a exploração espacial está na quantidade de combustível que uma nave espacial pode carregar. O material é pesado e essencial para transporte. É pensando nessa dificuldade, e de olho em um futuro de exploração espacial, que a startup Orbit Fab, sediada em São Francisco, Califórnia, pretende testar um modelo de posto de combustível no espaço. E esse teste não está nada longe.

O lançamento desta terça-feira (04/12) de uma cápsula Dragon da SpaceX levará material para experimentos na Estação Espacial Internacional. Por ora, os testes não envolverão combustível em si, mas água. A Orbit Fab precisa entender como líquidos se comportariam durante a transferência de um tanque para outro em ambientes de pouca ou nenhuma gravidade.

O experimento será realizado pelo laboratório nacional dos EUA localizado na Estação Espacial Internacional.

De acordo com a companhia, se funcional, sua ideia poderia beneficiar negócios que devem surgir no futuro, como mineração espacial ou turismo—assim como negócios já existentes, como aqueles relacionados a comunicações ou observação.

“O futuro dos satélites não está mais restrito ao combustível que é lançado com eles”, afirma a companhia em sua página. “Nós fornecemos o combustível que satélites precisam onde e quando eles precisam dele, para alcançar feitos que nunca foram considerados possíveis.”


Fonte: Época Negócios