Venda de computadores no Brasil cresce 16% no 1° trimestre, diz consultoria



Venda de computadores no Brasil cresce 16% no 1° trimestre, diz consultoria

 

Necessidade de trabalhar e de estudar de casa durante a pandemia impulsionou vendas, segundo analista.

O número de computadores vendidos no 1° trimestre de 2020 no Brasil foi de 1,47 milhão de unidades, alta de 16% em relação ao mesmo período ano passado. Os dados são da consultoria IDC Brasil, líder no mercado de pesquisas em tecnologia da informação.

Segundo a IDC, o aumento foi "relevante" e surpreendeu, já que nesse mesmo período de 2019 as vendas de computadores registraram queda, de 6,2% em relação ao ano anterior. Para a consultoria, o aumento é resultado de maior demanda durante a pandemia de Covid-19.

“Empresas tiveram que comprar ou alugar equipamentos para colocar seus funcionários em home office. Enquanto isso, nas casas, as famílias precisaram de um computador por pessoa para dar continuidade ao trabalho e estudo durante a quarentena”, afirma Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil.

A alta foi ainda mais expressiva no segmento corporativo, com crescimento de 17,2% em relação ao 1° trimestre de 2019. Do total de computadores vendidos, 71,9% das foram notebooks, enquanto que os desktops ficaram com 28,1%.

Resto do ano tem perspectiva menor
Apesar da alta registrada no 1° trimestre, a IDC espera que os seguintes sejam menos animadores para esse mercado, que deve sentir os impactos da pandemia, da alta do dólar e do desemprego.

“Inicialmente, era esperado fechar o ano em alta, mas agora a previsão é de queda de 1% no mercado corporativo e de 5% no varejo”, afirma o analista.

Fonte: G1