SpaceX marca missão Starlink e adianta lançamento de satélites de GPS



SpaceX marca missão Starlink e adianta lançamento de satélites de GPS

 

A SpaceX remarcou o lançamento da missão Starlink-12, que levará 60 satélites do serviço rede de banda larga da companhia ao espaço, para o dia 27 de setembro. O foguete Falcon 9 vai decolar da base de Cape Canaveral, na Flórida, às 11h43h, no horário de Brasília.

A operação estava originalmente prevista para quinta-feira (17), mas a empresa foi forçada a mudar de planos duas vezes, a fim de garantir condições climáticas adequadas para a recuperação do primeiro estágio do foguete no oceano.

Após o envio da nova frota de satélites, a constelação Starlink contará com 800 espaçonaves em órbita, pouco menos da metade da quantidade de equipamentos estimada pela SpaceX para viabilizar a cobertura global do serviço. Mais duas missões Starlink estão previstas para decolar em outubro, segundo o site Teslarati.

A companhia aeroespacial de Elon Musk também antecipou o lançamento de satélites de GPS militares das Forças Armadas dos Estados Unidos, que estava previsto anteriormente para o dia 30 deste mês. Pelo Twitter, a fabricante Lockheed Martin confirmou que o evento agora deve acontecer no dia 29 de setembro, às 10:55, no horário de Brasília.

O último voo da missão GPS III ocorreu em junho. O objetivo do programa é modernizar a constelação de 31 satélites de posicionamento administrada pelo governo norte-americano. Os novos satélites prometem até três vezes mais precisão e capacidade oito vezes maior de bloquear interferências em comparação com modelos antigos. O projeto ainda visa estabelecer a comunicação do sistema com a rede europeia Galileo.

De acordo com Teslarati, o próximo lançamento deve marcar a estreia de um novo modelo de primeiro estágio do Falcon 9. O equipamento, batizado de B1062, chegou a base de Cape Canaveral no início do mês, após mais de dois meses de testes técnicos. Assim como seus antecessores, o novo booster é projetado para pousar em plataformas no oceano após ser dissociado de foguetes.

Fonte: Olhar Digital