Satélite da Índia é perdido após “falha técnica” no lançamento de foguete



Satélite da Índia é perdido após “falha técnica” no lançamento de foguete

 

Uma “falha técnica” no acionamento de um foguete da Índia resultou na perda de um satélite de observação que a agência espacial do país buscava posicionar sobre a órbita da Terra.

Segundo as informações divulgadas pela Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês), o foguete GLSV (sigla em inglês para “Veículo de Lançamento de Satélite Geossíncrono”) deveria ter acionado o terceiro estágio criogênico cerca de cinco ou seis minutos após o lançamento – o que não aconteceu.

Como resultado, o foguete acabou caindo de volta ao chão, e o satélite de observação (EOS-03) que ele carregava foi perdido. O satélite em questão, caso o lançamento fosse cumprido, ficaria na órbita da Terra, observando a Índia e enviando informações em tempo real sobre monitoramento de produção agrícola, atualizações climáticas e antecipação a desastres naturais.

Normalmente, os foguetes atuais usam dois estágios, onde o primeiro o leva pela maior parte da atmosfera, enquanto o segundo, com menor potência, completa o restante do caminho ao espaço. Dependendo do peso e tamanho da carga levada pelo foguete, faz-se necessário um terceiro estágio – neste caso, mantido em estado criogênico e acionado apenas na última parte da viagem.

Com a queda do foguete, um recorde de 14 lançamentos bem-sucedidos pela agência indiana foi quebrado. A última falha registrada foi em 2017, quando o foguete que carregava um outro, menor satélite, também não completou sua partida.

Os anos de 2020 e 2021 têm sido turbulentos para a ISRO: devido à pandemia da Covid-19, o governo indiano paralisou os projetos espaciais em janeiro do ano passado. Meses depois, eles foram retomados em novembro e dezembro – quando o satélite EOS-01 foi levado à órbita.

Os atrasos da pandemia fizeram com que a ISRO passasse o lançamento do EOS-03 à frente do EOS-02 – originalmente previsto para março. A agência ainda pretendia realizar outros três lançamentos até o fim de 2021. Todos eles, porém, foram colocados em espera indefinida.

Os investigadores da ISRO ainda estão tentando determinar a causa da falha.

Fonte: Olhar Digital