Protótipo da Starship é aprovado em teste de pressurização



Protótipo da Starship é aprovado em teste de pressurização

 

Construção da Starship SN4 começou há cerca de duas semanas. Segundo Elon Musk, um teste dos propulsores será realizado em breve

Cerca de duas semanas após o início de sua montagem, o quarto protótipo (SN4) da Starship, espaçonave que a SpaceX pretende usar para colonizar Marte, foi aprovado em um teste de pressurização criogênica.

O propósito do teste é se certificar de que a estrutura da espaçonave pode resistir à alta pressão e baixíssimas temperaturas causadas pelo combustível armazenado em seus tanques. Dois outros protótipos da Starship, o SN1 e SN3, falharam neste mesmo teste. "Está nevando no Texas", disse Elon Musk, ao anunciar o resultado.

Segundo o CEO e fundador da SpaceX, um teste dos propulsores da SN4 deve ser realizado ainda nesta semana. A expectativa é que a SN4 ou SN5, já em construção, sejam usadas para realizar curtos “saltos” dentro da atmosfera, subindo até uma altitude de 20 km antes de retornar à plataforma de lançamento.

A Starship é crucial para o plano de Elon Musk de estabelecer uma colônia em Marte com 1 milhão de habitantes já em 2050. Entretanto, o próprio executivo reconhece que este é um objetivo ambicioso, e teme que sua empresa não consiga chegar ao planeta antes dele morrer.

Fonte: Olhar Digital