Por que o Japão vai tentar "invadir" dispositivos de seus cidadãos



Por que o Japão vai tentar

 

O Japão aprovou, na última semana, uma lei que permite que o governo tente acessar gadgets da população para testar suas vulnerabilidades. A ação envolve dispositivos de IoT (Internet das Coisas), como roteadores, e visa alertar os cidadãos que estiverem expostos à ameaça de hackers.

Os testes serão conduzidos a partir de fevereiro pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NTIC), sob a supervisão do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do país. A ação faz parte dos preparativos de segurança do país para os Jogos Olímpicos de 2020, com sede em Tóquio.

Ao todo, mais de 200 milhões de dispositivos poderão ser aleatoriamente acessados. Para isso, segundo o site TNW, serão utilizadas senhas genéricas ou padronizadas de fábrica. Os donos dos aparelhos que se mostrarem facilmente acessáveis serão notificados para que possam melhorar sua proteção. Por conta do método, os testes não deverão identificar vulnerabilidades mais complexas, usualmente exploradas por ataques hackers mais sofisticados.

Apesar disso, o instituto afirma ser possível que pesquisadores possam ter acesso, de forma não intencional, a imagens de webcam ou a dados armazenados, segundo a emissora japonesa NHK. A instituição e o ministério pediram a compreensão dos cidadãos e destacaram que todos os dados obtidos serão mantidos sob sigilo.


Fonte: Época Negócios