Pesquisa aponta China e Índia como líderes de inovação até 2035



Pesquisa aponta China e Índia como líderes de inovação até 2035

 

Profissionais de economia e negócios preveem que China e Índia vão superar os Estados Unidos na corrida tecnológica até 2035. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Fórum da Nova Economia Bloomberg. Foram entrevistados dois mil profissionais. Desses, 54% afirmam que os dois países sairão em disparada nos próximos anos. As nações que mais apostam nessa mudança são: África do Sul (73% dos entrevistados concordam), Egito (69%) e Arábia Saudita (67%). Já na China, os economistas são mais conservadores: apenas 40% acreditam nesse cenário.

O economista-chefe da Bloomberg, Tom Orlik, afirma, em nota, que "o que é palpável nas ruas de Pequim e Nova Delhi também é evidente nos resultados da pesquisa — os profissionais das novas economias são claros sobre a mudança no centro da gravidade econômica global". "À medida que avançam para aproveitar as oportunidades representadas por novos mercados e tecnologias, o fluxo de talentos e capital acelerará a ascensão das novas economias.”

Mulheres no mercado de trabalho
Para os economistas da América Latina, a independência feminina vai trazer bons resultados para a economia de países emergentes. Será uma espécie de renascimento econômico. Para 69% dos entrevistados na região, o crescimento nos países em desenvolvimento será superior à média global (prevista em 57% até 2035) impulsionado pela independência das mulheres.

Dinheiro físico
Sobre uma possível mudança nos meios de pagamentos, 52% de todos os entrevistados disseram que teremos uma nova sociedade até 2035. Segundo eles, o G-10, grupo com alguns países europeus, além de EUA e Japão, não usará mais o dinheiro físico como moeda de troca. Em vez disso, meios digitais de pagamentos devem ser a opção até 2035.

Carro autônomo
Questionados se os carros autônomos serão mais comuns do que os atuais, houve pontos de vista diferentes. Na Ásia, de forma unânime, todos concordaram: China (com 70% de respostas positivas), Vietnã (69%) e Índia (65%). Do outro lado, os economistas que discordaram estão situados no Reino Unido (38% discordam), Estados Unidos (36%) e Alemanha (35%).

Terceira guerra mundial
O tema sobre uma possível terceira guerra mundial também foi apontado pelos entrevistados. Globalmente, 68% disseram que é muito provável que aconteça. Só que desta vez, será uma guerra cibernética. O temor maior está concentrado nos países emergentes — 72% concordaram plenamente que isso acontecerá.


Fonte: Época Negócios