Nova tecnologia da Nissan de auxílio à condução ajuda a prevenir colisões



Nova tecnologia da Nissan de auxílio à condução ajuda a prevenir colisões

 

Sistema da Nissan promete deixar trânsito mais seguro com novos sistemas de auxílio à condução

Nissan desenvolve nova tecnologia de percepção real do entorno (ground truth perception). Ela reúne as informações de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance permitindo detectar o formato e a distância de objetos e a estrutura da área no entorno do veículo. A marca diz que as informações têm alto nível de precisão e em tempo real.

Baseado nas informações, o automóvel tem condições de analisar a situação atual instantaneamente, tomando decisões de forma automática e realizando as manobras necessárias para evitar colisões. A tecnologia também está apta a detectar lentidão no trânsito e obstáculos na pista à distância, mudando de faixa de rodagem conforme a situação. Até mesmo nas regiões onde informações detalhadas de geolocalização não estão disponíveis, a tecnologia da Nissan pode aumentar o nível de auxílio ao condutor.

“A Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao motorista. Quando pensamos no futuro da condução autônoma, acreditamos que é crucial que os motoristas tenham extrema confiança na segurança de seu veículo. Estamos convencidos que a tecnologia de percepção real do entorno que estamos desenvolvendo contribuirá significativamente no futuro para aumentar a confiança dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito, bem como para a condução autônoma”, comentou Takao Asami, vice-presidente mundial sênior de P&D avançado.
 


A tecnologia é desenvolvida pela marca japonesa em parceria com empresas de ponta na pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia e no compartilhamento de know-how. O sensor LiDAR de última geração que está sendo integrado ao sistema é um item crucial. Desenvolvido em colaboração com a Luminar1, o dispositivo utiliza tecnologias que ocupam a liderança mundial na área. Já em relação ao controle avançado para evitar colisões, é fundamental desenvolver tecnologias de verificação altamente precisas que funcionem em ambiente digital. Para isso, a Nissan está trabalhando em conjunto com a Applied Intuition2, que conta com tecnologias de simulação de vanguarda.

Por meio de sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan está trabalhando para desenvolver tecnologias de controle do veículo para reduzir acidentes de forma significativa, utilizando os sensores LiDAR. A Nissan acredita que as tecnologias de assistência ao motorista que permitem evitar acidentes de grande complexidade serão essenciais na era de condução autônoma que está por vir. A Nissan quer concluir o desenvolvimento de sua tecnologia de percepção real do entorno ou ground truth perception até meados da década de 2020. O sistema estará inicialmente disponível em novos modelos específicos, para ser posteriormente instalado em praticamente todos os novos modelos até o ano fiscal de 2030.

Fonte: AutosSegredos