Nasa lança sonda com destino ao Sol



Nasa lança sonda com destino ao Sol

 

Daqui a pouco dias, uma sonda da Nasa partirá para uma missão que pode parecer suicida: atingir a atmosfera do Sol.

A Parker Solar Probe, encarregada do feito, é primeira sonda a tentar uma viagem profunda como essa. A missão envolveu um investimento de US$ 1,5 bilhão (R$ 3,7 bilhões) e deverá durar sete anos, durante os quais espera-se que a nave espacial complete 24 voltas ao redor do Sol.

O itinerário inclui sobrevoar Vênus sete vezes para, depois, entrar na órbita do Sol. A nave viajará por quase 144 milhões de quilômetros até chegar à coroa solar – envoltório luminoso que costumamos ver durante os eclipses –, gravitando a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar e se aproximando mais a cada volta.

Apesar de não chegar a tocar na "superfície" do Sol (embora não seja um sólido, a Nasa considera que o astro tem superfície), a sonda terá de lidar com as partículas de plasma que formam a coroa. A temperatura no envoltório pode atingir 1 milhão de graus Celsius, enquanto a superfície chega a “apenas” 6 mil. O segredo, por sua vez, está no espaçamento entre as partículas – e na diferença fundamental entre calor e temperatura.

A explicação foi dada pela Nasa em um vídeo, no qual ela descreve como a nave poderá completar a missão sem derreter. Enquanto a temperatura é uma medida, o calor se refere a transferência de energia. Por isso, embora a temperatura da coroa seja exorbitante, o fato de as partículas de plasma estarem bastante espalhadas – diferentemente de como estão na superfície – muda tudo. Sem tocar em muitas delas, a sonda consegue lidar com o calor que deve receber.

Um escudo térmico e um sistema de circulação de água ajudarão a proteger a sonda do calor. A nave também tem um sistema autônomo para se desviar, protegendo as partes mais frágeis. Mais do que entrar para a história, a missão “fornecerá à humanidade as observações mais próximas de uma estrela”, afirma a Nasa. Com a sonda, a agência espera obter respostas para questões como, por exemplo, a temperatura da atmosfera solar ser maior que a do seu centro.


Fonte: Época Negócios