Inteligência artificial da IBM promete descobrir quem está prestes a pedir demissão



Inteligência artificial da IBM promete descobrir quem está prestes a pedir demissão

 

A IBM recebe mais de 8 mil currículos por dia e é a companhia mais buscada por profissionais da geração Z, afirma Ginni Rometty, CEO da gigante de tecnologia. Mesmo sendo referência entre os jovens, a empresa investe em inteligência artificial para reter os talentos e — acredite — sabe com precisão quando um de seus 350 mil profissionais está buscando um novo emprego.

Segundo Ginni, a IBM desenvolveu e patentou o "Programa de Atrito Preditivo", com base na plataforma Watson, para prever as chances de saída de funcionários e prescrever ações para os gerentes engajarem a equipe. A eficácia do sistema é de 95%, disse ela à CNBC.

"A melhor hora para conversar com um funcionário é antes de ele ir embora", afirma a CEO.

Cálculos da IBM indicam uma economia de US$ 300 milhões com a retenção de funcionários após a implantação da tecnologia. "Levei um tempo para convencer a administração da empresa de que o sistema é preciso", recorda Ginni.

O programa faz parte de um conjunto de produtos da IBM projetado especificamente para a gestão de recursos humanos. O setor, na avaliação de Ginni, precisa de mudanças e é um dos que mais pode se beneficiar da inteligência artificial.


Fonte: Época Negócios