Inteligência artificial aprende sozinha a ser melhor do mundo em xadrez, go e shogi



Inteligência artificial aprende sozinha a ser melhor do mundo em xadrez, go e shogi

 

Nova I.A. Alphazero consegue se adaptar e dominar diferentes jogos. Em apenas três dias de "treino", tornou-se capaz de superar qualquer adversário, humano ou I.A.

A inteligência artificial dá mais um salto: o software Alphazero conseguiu, sozinho e em apenas três dias, tornar-se mestre em xadrez, go e shogi, e vencer seus predecessores nesses jogos. Teoricamente, a nova I.A. pode fazer o mesmo com qualquer jogo de raciocínio similar -- basta ensinar a ela as regras. A Alphazero foi criada pela DeepMind, subsidiária da Alphabet (controladora do Google).

A conquista anterior havia sido remover a necessidade de ensinar a I.A. com uma base de dados enorme, composta por jogadas feitas por seres humanos (essa abordagem foi superada em 2017). Já bastava ensinar a máquina as regras do jogo -- mas ela ainda era especializada (no caso, no jogo chinês go) e precisava de meses para "treinar", auto-ensinando-se, para alcançar desempenho sobre-humano e, por fim, tornar-se melhor jogadora que qualquer outra I.A.. Esse havia sido o feito da AlphaGo Zero.

Agora, a Alphazero representa um avanço por ser adaptável (pode aprender qualquer jogo de raciocínio "plenamente observável" -- mais sobre isso aí abaixo) e, em tese, tornar-se a melhor do mundo. É também mais rápida: precisou apenas dos três dias de "treino", sozinha, para se tornar superior a qualquer adversário, I.A. ou humano. O cientista de computação David Silver, da DeepMind e do University College of London, liderou o trabalho. Ele e os colegas responsáveis explicam os detalhes num artigo científico na revista Science, publicado na sexta-feira, dia 7.

Murray Campbell, pesquisador de I.A. no centro de pesquisas IBM Thomas J. Watson, escreveu um texto reconhecendo o feito. Segundo ele, Silver e seus colegas mostraram ser possível a generalização da abordagem anterior, para construir uma I.A. adaptável a uma diversidade de jogos, e que a Alphazero aprendeu a jogar xadrez, go e shogi "no nível mais alto já visto".

Campbell afirma que a novidade obriga cientistas de computação a buscar uma "nova geração" de jogos que voltem a representar desafio para I.A.. Xadrez, go e shogi fazem parte de uma categoria de jogos chamada totalmente observável, ou seja, as decisões de um jogador se baseiam exclusivamente no que ele vê. O cientista apresenta, como próximas possíveis opções de desafios, jogos parciamente observáveis, como pôquer (nos quais o blefe é parte essencial) e games para vários jogadores, como StarCraft II e Dota 2.


Fonte: Época Negócios