IBM apresenta primeiro computador quântico pensado para uso comercial



IBM apresenta primeiro computador quântico pensado para uso comercial

 

A IBM deu nesta semana mais um passo rumo à popularização da computação quântica — ou quase isso. Durante a Consumer Electronic Show (CES), a empresa anunciou seu primeiro sistema integrado do tipo, desenhado para uso comercial. Chamado de Q System One, o hardware de 20 qubits de capacidade foi pensado para operar como um mainframe, fora do ambiente de laboratório. Só não espere que isso aconteça tão cedo.

O novo computador quântico da empresa é, na verdade, mais uma visão da IBM de como será o futuro dessas máquinas do que um produto funcional. Basicamente, ele é um protótipo mais bonito e prático do que os já feitos. Tudo graças à estrutura, que foi projetada pela empresa de design industrial Map Project Office e é embalada por um vidro espesso fabricado pela marca italiana Goppion, que faz a proteção envidraçada de obras em museus, como a da Mona Lisa.

Há, sim, uma unidade funcional do Q System One, que opera em uma sede da IBM em Yorktown Heights, nos EUA. Bob Sutor, vice-presidente da IBM Q Strategy, disse ao site Engadget que há inclusive pesquisadores que o utilizam. Mas seu uso é bastante restrito: assim como outros computadores quânticos, ele só é útil, por ora, para pesquisas.

Possibilidades e dificuldades
Acredita-se que a computação quântica ampliará exponencialmente a capacidade de resolução de problemas dos computadores. O motivo? Os chamados qubits, ou bits quânticos, já mencionados acima. Ao contrário dos bits normais, que armazenam dados em forma de 0 ou de 1, esses elementos podem existir como “zeros” e “uns” simultaneamente graças a um fenômeno chamado superposição quântica. Dois qubits, portanto, podem assumir quatro formas distintas. Três qubits chegam a oito, e assim por diante. Com isso, é possível processar muito mais informações do que com um hardware normal.

Um dos problemas desses elementos, porém, está em sua fragilidade. Quaisquer mudanças eletromagnéticas ou vibrações, por menores que sejam, fazem com eles percam toda sua capacidade quântica, como destaca da IBM. Além disso, os chips do tipo precisam ser mantidos a uma temperatura próxima do zero absoluto para funcionar.


Fonte: EXAME