Google calculou em 200 segundos o que supercomputadores levam 10 mil anos para fazer



Google calculou em 200 segundos o que supercomputadores levam 10 mil anos para fazer

 

Nesta quarta-feira (23/10), o Google confirmou ter alcançado um feito chamado “supremacia quântica”, o que poderia ser um marco na história da ciência. De acordo com a gigante de tecnologia, o seu computador quântico foi capaz de realizar um cálculo em 200 segundos quando o supercomputador mais rápido do mundo levaria 10 mil anos. Artigo foi publicado na revista Nature e divulgado em uma publicação no blog oficial da empresa. Dessa maneira, foram confirmados os rumores que haviam sido divulgados pelo Financial Times em setembro.

A IBM, que possui um grupo de computação quântica em seu centro de pesquisa, contesta a alegação do Google. Para a IBM, a compreensão de supremacia quântica da rival está equivocada. De acordo com a empresa, só é válido afirmar a realização de tal feito em situações nas quais computadores quânticos possam cumprir tarefas que supercomputadores convencionais não poderiam nem tentar.

Além disso, a companhia afirma que um supercomputador conseguiria realizar a mesma operação em dois dias e meio, com precisão maior.

A máquina do Google conta com um chip de 53 qubits (bits quânticos), o que representa maior capacidade de processamento de informação, quando comparados aos bits tradicionais hoje usados em computadores. O chip foi batizado de Sycamore. Sobre a contestação da IBM, o Google faz uma comparação do seu experimento com o primeiro voo dos irmãos Wright, creditados pelo desenvolvimento da primeira máquina voadora mais pesada que o ar.

Em entrevista, o CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou que o primeiro avião voou apenas por 12 segundos, sem aplicação prática. “No entanto, mostrou a possibilidade de um avião voar”, disse.


Fonte: Época Negócios