Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos



Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

 

Veículo começou nesta quinta-feira jornada para alcançar o planeta em fevereiro de 2021.

A nave Mars 2020, que transporta um novo veículo da Nasa enviado para explorar Marte, sofreu problemas técnicos e opera agora apenas seus sistemas essenciais, informou a agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

— Os dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque parte do foguete estava um pouco mais fria do que o esperado enquanto (...) se encontrava na sombra da Terra —  informou a Nasa.

Quando uma nave entra no modo de segurança, ela desliga todos os sistemas, exceto os essenciais, até receber novos comandos do controle da missão.

No momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação da saúde completa da sonda e trabalha para devolvê-la a uma configuração nominal para sua jornada a Marte — acrescentou a agência espacial.

A sonda também sofreu um atraso no estabelecimento de seu vínculo de comunicação com o Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia, onde se estabelece o controle da missão.

O Mars 2020 enviou seu primeiro sinal para os controladores de solo às 09h15 (10h15 em Brasília), mas foi apenas às 11h30 (12h30 em Brasília) que firmou a telemetria —  dados mais detalhados sobre a nave espacial.

Lançamento

A Nasa lançou hoje o robô explorador Perseverance, projetado para buscar rastros de vida antiga e explorar o Planeta Vermelho com o pequeno helicóptero que leva a bordo.

Um foguete Atlas V da United Launch Alliance decolou, de acordo com previsto, às 7h50 (8h50 de Brasília) do Cabo Canaveral, na Flórida, para uma viagem de quase 480 milhões de quilômetros em sete meses.

Fonte: Época Negócios