Facebook revela headset de realidade virtual mais fino do mundo



Facebook revela headset de realidade virtual mais fino do mundo

 

Projeto ainda é um protótipo e não tem previsão de chegar ao mercado. Parece um óculos-de-sol, mas é, na verdade, um poderoso headset de realidade virtual (VR). O Facebook Labs revelou que está desenvolvendo o menor headset de VR do mundo. Segundo a empresa, o protótipo também poderá usar realidade aumentada (AR) de alta qualidade.

O projeto ainda está longe de qualquer lançamento no mercado e, por enquanto, serve apenas para testar a validade e custo dessa nova tecnologia.

Segundo o Facebook, o display do headset tem espessura de apenas 9 mm. Ao contrário de modelos atuais, como o Oculus Rift do próprio Facebook, o novo headset é usado como um óculos, encaixado nas orelhas do usuário. Atualmente, aparelhos de VR precisam ser amarrados na cabeça de quem usa.

"A maioria dos displays de VR compartilham um ótica de visualização: uma lente simples refrativa feita por vidro ou plástico curvo e espesso", afirma a empresa. "Nós propusemos trocar esse elemento grande por óticas holográficas. O resultado é uma redução dramática em espessura e peso: a ótica holográfica muda o sentido da luz como se fosse uma lente, mas parece um adesivo fino e transparente."

"Enquanto isso aponta para o desenvolvimento de tecnologia VR/AR leve e confortável de alta performance, no momento nosso trabalho é apenas para fins de pesquisa", diz a empresa.

Fonte: Época Negócios