Empresa cria inteligência artificial que substitui professor e dá aula para crianças



Empresa cria inteligência artificial que substitui professor e dá aula para crianças

 

A tecnologia será implementada em escola da Nova Zelândia.
Will é um professor avatar de inteligência artificial (IA) que faz parte do programa Ser Sustentável, da empresa de energia Vector, na Nova Zelândia, em parceria com a IA Soul Machines. A tecnologia deve ser implementada em breve em uma escola de ensino fundamental do país, onde o professor ensinará as crianças, entre outros temas, sobre o uso consciente de energia.

Will aparecerá para as crianças apenas com o rosto em uma tela, que pode ser de um computador, tablet ou celular. Ele estará programado para ensinar seus alunos sobre as diferentes formas de utilização da energia renovável, que englobam tanto energia solar como eólica. Além disso, o professor também poderá interagir com as crianças fazendo perguntas sobre as lições do dia, para garantir que todos compreenderam o conteúdo ensinado.

“O que me fascinou foi a reação das crianças com o Will. A maneira como eles olham o mundo de forma tão criativa e diferente fez com que a IA conseguisse prender a atenção de seus alunos”, contou em nota ao Fórum Econômico Mundial, Nikhil Ravishankar, diretor digital da Vector. Ele acredita que esse tipo de tecnologia pode ser um meio poderoso de entregar experiências econômicas, ricas e educacionais no futuro.

Mas Ravishankar não é o único que vê potencial nos “robôs pensantes”. Anthony Sheldon, especialista na educação britânica, acredita que a tecnologia pode substituir os professores humanos quatro anos em 2027.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, ainda que não haja a substituição por completo dos professores pela tecnologia, trabalhar em conjunto com os robôs pode resolver muitos dos problemas atualmente enfrentados pelo sistema educacional do mundo. Muitos países, especialmente os subdesenvolvidos, não têm professores suficientes. Robôs como o Will poderiam ajudar a preencher essa lacuna na educação.

De acordo com dados divulgados ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), quase todos os professores que atuam na educação básica pública no Brasil ganhavam em média menos de R$3.500. O valor engloba também as bonificações, gratificações e adicionais extraordinários. A pesquisa apontou que o professor da rede municipal era o profissional que tinha a menor média salarial. O balanço foi feito com base nos dados de 2014. O salário do professor da educação básica pública no Brasil é de R$ 937.

A IA, por sua vez, poderia servir como ferramenta de auxílio aos professores para ajustar o ensino ao estilo de aprendizado de cada aluno. Mas embora os professores digitais possam oferecer diversos benefícios, a tecnologia ainda precisa ser aprimorada, afirma o Fórum Econômico Mundial.


Fonte: Época negócios