Data centers emitem tanto carbono quanto a indústria aérea



Data centers emitem tanto carbono quanto a indústria aérea

 

As tecnologias digitais muitas vezes são vistas como a resposta para dilemas ambientais. O avanço da internet permitiu a diminuição do uso de papel, por exemplo, que foi substituído por bytes. Mas esse otimismo pode ter sido exagerado.

É o que aponta uma pesquisa feita por Jessica McLean, professora de geografia da Macquarie University e especialista em impactos sociais e ambientais da economia digital. De acordo com a cientista, é incorreto assumir que todos avanços tecnológicos representam benefícios para o meio ambiente. Um exemplo disso são os data centers, centros de processamento de dados onde são armazenadas as informações de empresas ou instituições.


Jessica conta que data centers são como fábricas. Estima-se que os data centers ao redor do mundo usem aproximadamente 2% de toda eletricidade do planeta, emitindo a mesma quantidade de carbono que a indústria aérea .

A pesquisadora apresenta em seu estudo um dado da British Open University, que mostra como data centers representam 50% do consumo de energia dos ecossistemas digitais. O termo é usado para definir a relação entre infraestrutura digital, ferramentas e seres humanos.

No artigo, Jessica aponta que a sustentabilidade no mercado digital não deveria se restringir às ações que podem ser tomadas por companhias ou pessoas. Na sua visão, governos devem prover um ambiente regulatório mais transparente em relação a como empresas usam energia.

“Precisamos reconhecer que a tecnologia não é apenas uma fonte de soluções para o meio ambiente, mas também uma fonte de impacto negativo. Somente depois de elucidarmos isso vamos conseguir construir um futuro mais sustentável”, afirma.

Fonte: Época Negócios