Conheça o robô assistente de designers



Conheça o robô assistente de designers

 

Um grupo de arquitetos e designers desenvolveu um robô que consegue desenhar qualquer coisa na parede sem deixá-la marcada permanentemente.

Já pensou em poder usar a própria parede como uma grande? O que pode parecer sem pé nem cabeça à primeira vista é a nova invenção de um grupo de engenheiros, designers e arquitetos da empresa italiana Carlo Ratti Associati.

O Scribit é um robô que consegue desenhar qualquer coisa em uma superfície vertical, seja ela de gesso, vidro ou simplesmente um quadro branco. O dispositivo redondo é equipado com marcadores que auxiliam no desenho. Você pode conectar o robô à internet e programá-lo facilmente, permitindo assim, que o desenho tenha formas precisas. Ou seja, você dá o comando e o robô caminha pela superfície transformando aquela ideia em um desenho real. O dispositivo fica preso por dois fios presos de cada lado da parede.

A vantagem é que o robô não mancha a parede. Quer fazer um outro desenho? Como um passe de mágica, o Scribit apaga o antigo e deixa a parede pronta para uma nova obra. Isso acontece porque quando o robô se move sobre o desenho, a tinta aquece a 65 graus celsius e ela simplesmente evapora.

A invenção facilita o trabalho de muitos designers e arquitetos que precisam produzir com frequência novos desenhos. É uma maneira fácil de visualizar o projeto. No entanto, o dispositivo pode ser aproveitado em outras áreas, como em um restaurante por exemplo. O robô pode ajudar a escrever o menu do dia. Para os fãs de arte, ele também pode ser utilizado dentro de casa. Assim a cada dia você poderá inovar na decoração da sua sala.

É fato que os robôs têm conquistado cada vez mais admiradores. Quando bem programados, podem ser aliados dos profissionais em diversas profissões. Recentemente, um robô chinês ganhou de quinze médicos em uma competição para diagnosticar tumores cerebrais. Em junho, uma hamburgueria nos Estados Unidos lançou um robô-cozinheiro, automatizando toda a produção dos lanches. Então, por que não ter um robô designer?


Fonte: Época Negócios