Conheça as tecnologias que otimizam negócios mundialmente



Conheça as tecnologias que otimizam negócios mundialmente

 

Não é novidade que a Internet das Coisas (IoT) está revolucionando a tecnologia. Trata-se de um conceito capaz de mudar a forma de viver da humanidade, promovendo a conexão entre objetos físicos com o usuário e a internet. Objetos interconectados facilitam o dia a dia das pessoas e das empresas, garantindo não só mais bem-estar como também um aumento da produtividade.

A Avery Dennison, empresa global de ciência em materiais e principal fornecedora de adesivos para rótulos e comunicação visual do mundo, fundada em 1935, visa sempre a inovação e emprega o IoT para criar soluções cada vez mais inteligentes e capazes de agregar conectividade digital a qualquer produto.

“Nossa tecnologia é encontrada em setores diversos, como vestuário, beleza, alimentos e aviação. Produtos com tags de RFID possuem uma identidade digital única, em que é possível registrar em um mesmo espaço todas as informações desejadas para seu reconhecimento. Com conexão à internet, elas ficam disponíveis para empresas e consumidores”, explica Fabiana Wu, gerente de desenvolvimento de negócios América Latina da companhia.

Hoje, a Avery Dennison conta com operações em mais de 50 países e quase 30.000 funcionários ao redor do mundo. Conheça, a seguir, como funcionam algumas de suas tecnologias, já desenvolvidas e implementadas no mercado.

IoT e o impacto nos negócios
A identificação por radiofrequência (RFID) é um método de identificação automática por meio de sinais de rádio capaz de recuperar e armazenar dados remotamente. E a sigla NFC, do inglês Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade, em português), refere-se a uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem cabos ou fios, sendo necessária apenas uma aproximação física. 

Há ainda a preocupação com o planeta. Segundo Fabiana, essas soluções melhoram a transparência de todo o processo e reduz perdas em toda a cadeia de suprimentos, permitindo a implementação de um processo mais sustentável. “A tecnologia otimiza toda a cadeia: oferece ganhos de produtividade no processo logístico, evita desperdícios e, consequentemente, garante o aumento da lucratividade.”

De olho no futuro
Para Fabiana, a RFID será decisiva nos próximos dez anos e deve avançar rapidamente. “A Avery Dennison ajudou a facilitar a integração da tecnologia no setor de vestuário globalmente e está comprometida em impulsionar a adoção em novos segmentos. Para isso, contamos com centros interativos ao redor do mundo, com o objetivo de proporcionar um ambiente de experiência, demonstração e suporte técnico e ajudar clientes, marcas e parceiros a explorar as oportunidades existentes no mundo de etiquetas inteligentes”, afirma.

A companhia possui mais de 1.000 patentes e aplicações em todo o mundo relativas à tecnologia de rótulos inteligentes e conta com dois centros de design e inovação dedicados à RFID. Seu mais recente lançamento é a WaveSafeTM, etiqueta inteligente para uso em micro-ondas, destinado à indústria de alimentos. “Também desenvolvemos etiquetas para uso em embalagens metálicas e para líquidos, dois desafios que têm causado preocupação às empresas”, destaca.

O portfólio de soluções RFID da Avery Dennison contém mais de 50 produtos e está em constante crescimento. Recentemente, a empresa recebeu a certificação ARC da Universidade de Auburn para o design e fabricação de inlays RFID, obtida após uma extensa auditoria. “Essa  instituição de qualidade valiosa e independente certifica nossos produtos e soluções e reforça nossa dedicação aos clientes, parceiros e usuários em todas as nossas instalações.”

A companhia emprega mais de 300 engenheiros e cientistas em seus Centros de Tecnologia e Inovação espalhados pelo mundo. No Brasil, a expectativa é pela abertura de um espaço de experiência da tecnologia, onde as marcas poderão ver a tecnologia em ação. A unidade ficará localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Fonte: EXAME