Como usar a tecnologia para aumentar sua produtividade



Como usar a tecnologia para aumentar sua produtividade

 

Aplicativos, funções menos conhecidas em seu computador e assistentes virtuais: conheça 6 maneiras de ser mais produtivo.  Os avanços tecnológicos trouxeram muitas maneiras de procrastinar — mas criaram também formas de aumentar a sua produtividade. A Fast Company listou 6 maneiras de usar a tecnologia a seu favor para não perder horas de trabalho nas redes sociais. Confira:

Controle seu tempo de uso
O primeiro passo para melhorar o uso do seu tempo online é sabendo quanto tempo você gasta por dia em cada site, app e projeto. Hoje, existem muitos programas que monitoram seu tempo de uso, permitindo a você entender melhor onde está gastando suas horas.

O iPhone, por exemplo, tem uma função que cria relatórios semanais de uso. Isso inclui gráficos com tempo de uso total, tempo de uso por aplicativo, quantidade de ativações (quantas vezes você abre o aplicativo) e até quantas notificações recebe de cada app. As tabelas incluem também médias diárias e semanais, além de estatísticas que mostram quanto seu tempo de uso aumentou ou diminuiu nos últimos dias.

Apps de terceiros, como o ManicTime, são compatíveis com iOS, Android, PC, Mac e Linux. Ele consegue calcular até mesmo o tempo de uso de um site em seu navegador, e não só aplicativos. Outra função interessante para quem está trabalhando em múltiplos projetos de uma vez: alguns apps calculam o tempo que você passa usando um documento específico, te mostrando em quais projetos você tem focado mais e em quais você tem trabalhado menos.

Use os controles parentais
Quase todos os aparelhos hoje têm alguma forma de controle parental, até mesmo consoles de videogame como o PS4 e Nintendo Switch. Mesmo se você não tem filhos, pode encontrar um uso para essa função: controlar a sua procrastinação.

Controles parentais do Mac, iOS, PC e Android permitem que você restrinja a quantidade de tempo de uso em certos aplicativos ou os bloqueie completamente durante certos períodos do dia. É bom para limitar o uso de redes sociais.

Não seja incomodado
Mesmo quando você está concentrado em um trabalho, as notificações podem tirar o seu foco — ou pior: te fazem procrastinar um pouco mais. As opções de “Não Perturbe”, normalmente usadas para evitar notificações enquanto você dorme, também podem ajudar durante o dia. É mais fácil trabalhar sem seu celular vibrar a cada cinco minutos.

Assistentes digitais estão aqui para te ajudar
Siri, Cortana, Google Assistant, Alexa... Cada marca tem o seu assistente digital mas, muitas vezes, a ferramenta acaba sendo ignorada por muitos usuários. As assistentes podem te ajudar a automatizar certas tarefas.

Uma maneira de usá-las de forma útil (além de fazer perguntas bizarras na expectativa de uma resposta surpreendente) é sempre pedir para que elas te perguntem como está o andamento de seu trabalho. Se você coloca como meta terminar uma apresentação até às 17h, por exemplo, peça que a Siri te pergunte se você terminou o projeto no horário.

Você também pode usar as assistentes para segmentar melhor seu tempo de trabalho. Peça que elas te lembrem quando parar para descansar, quando for hora de focar em outro projeto etc.

Use sua voz
Hoje, a tecnologia de reconhecimento de voz já é boa o suficiente para permitir que você dite textos inteiros para o seu computador ou celular com precisão. Com isso, você pode aproveitar os programas de transcrição de seu smartphone ou computador para agilizar pesquisas no Google ou até transcrever arquivos grandes de áudio.

Não se esqueça de descansar
Descansar durante certos intervalos de tempo enquanto trabalha é importante para manter uma alta produtividade. Pausas de 5 a 10 minutos a cada hora podem te ajudar a evitar o tédio, a reter mais informações e a avaliar melhor o conteúdo do trabalho.

Existem vários aplicativos, como Workrave, que te ajudam a programar algumas paradas ao longo do dia.

Fonte: Época Negócios