Como tentam roubar dados da sua empresa



Como tentam roubar dados da sua empresa

 

Vazamento de dados deixou de ser um acidente isolado aqui ou ali. Virou um problema sistêmico. Segundo dados da consultoria de risco americana Gemalto, vieram a público, apenas no primeiro semestre do ano passado, 944 incidentes no mundo. Foram roubados ou perdidos 3,3 bilhões de informações, como nomes, endereços e senhas — 72% mais em relação ao mesmo período de 2017.

Os danos poderiam ter sido evitados ou minimizados, pois somente em 2,2% dos casos os dados estavam criptografados. “Tecnologia e conhecimento para evitar existe”, diz Mauricio Fiss, sócio da área de tecnologia da consultoria de riscos Protiviti. “Mas é preciso prever em orçamento o investimento em processos que garantam a aplicação e a manutenção dessas ferramentas.”

Fiss acredita que, antes de mais nada, é preciso acabar com a mentalidade, natural do ser humano, de que tragédias só acontecem com os outros. “As empresas não entenderam ainda que suas fronteiras não são mais os escritórios, fábricas e funcionários”, diz Fiss. “Elas estão expostas para o mundo todo com dados espalhados em milhares de websites e servidores gerenciados por terceiros, que sabe-se lá quais cuidados estão tomando.”


Fonte: Época Negócios