Como câmeras de segurança inteligentes podem ser usadas para monitorar isolamento social



Como câmeras de segurança inteligentes podem ser usadas para monitorar isolamento social

 

Empresas buscam tecnologia para avaliar o cumprimento das normas de distanciamento nas lojas e nas ruas.

A pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, iniciou uma nova corrida por tecnologia que possa ajudar a prevenir sua propagação ao redor do mundo. Uma das ideias é o uso de inteligência artificial com câmeras de segurança para medir se as pessoas estão cumprindo as normas de distanciamento social e usando máscaras.

A tecnologia poderia ser usada para, por exemplo, avisar clientes na entrada do supermercado de que a loja está com lotação que dificulta o distanciamento. Portanto, a pessoa saberia que é necessário esperar o movimento diminuir.

"Você já está ouvindo coisas como 'Waze para movimento de pessoas' em vez de movimento de veículos," disse Mahesh Saptahrishi, CTO da Motorola Solutions à Fast Company. A Motorola é uma das empresas que está desenvolvendo um sistema como esse. "Acho que vai ser mais comum até que as pessoas se sintam seguras o suficiente."

O sistema seria mais eficaz na prevenção da doença do que outras aplicações de câmeras em locais públicos, como o uso do infravermelho para detectar pessoas com febre. Apesar de ter sua utilidade, especialistas consultados pela Fast Company afirmam que a tecnologia de medir temperatura por câmeras não tem a confiabilidade necessária e não ajuda a manter o distanciamento social.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pessoas deveriam usar máscaras e andar separadas por dois metros ao caminhar na rua.

Além da Motorola, startups como a norte-americana Camio também trabalham em criar sistemas de monitoramento inteligente na pandemia. Segundo Saptahrishi, a expectativa é que a tecnologia seja implementada em junho, em fábricas e escritórios. Mais tarde, o uso avançaria para supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

John Honovich, fundador da IPVM, revista das empresas de segurança, mantem-se um tanto cético em relação a implementação desse sistema inteligente de câmeras. Segundo ele, apesar de inteligências artificiais serem boas para detectar o uso de máscaras, medir distância por meio de câmeras é mais complexo. O desempenho dessa aplicação pode ser afetado pelo ângulo da câmera ou por objetos bloqueando o campo de visão.

Fonte: Época Negócios