Cemig diz que está perto de vender sua participação na usina de Santo Antônio



Cemig diz que está perto de vender sua participação na usina de Santo Antônio

 

A Cemig está muito próxima de assinar contrato para a venda de sua fatia na hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, disse nesta segunda-feira (10) o diretor financeiro da companhia, Adézio Lima, em teleconferência para investidores.

Segundo ele, a empresa tem avançado em seu plano de venda de ativos, que atrai forte interesse de diversos investidores mesmo em meio à crise política e econômica brasileira.

A estatal mineira de energia visa a vender ativos para reduzir seu elevado endividamento.

 

Venda da Light

O executivo disse ainda que há uma decisão "irrevogável" da Cemig de vender toda sua participação na Light, que tem ativos de geração e é responsável pela distribuição de eletricidade na região metropolitana do Rio de Janeiro. A Cemig é dona de 26% da Light.

Segundo ele, a Cemig deve decidir em entre 15 e 20 dias como será feita essa venda, se por um processo competitivo ou por meio de um leilão do bloco de controle da companhia na bolsa de valores.

Lima afirmou que a Cemig já teve contato com 14 possíveis interessados na Light e que 12 desses confirmaram o interese, enquanto um deles ainda avalia o negócio.

"Nessa semana e na semana que vem vamos fazer um roadshow (rodada de apresentações para investidores) mais substantivo com esses possíveis compradores para termos uma avaliação da firmeza desses interesses", explicou.

"Nós acreditamos que o que está mais próximo de virar uma entrada de caixa na companhia é nossa participação em Santo Antônio, e temos uma firmeza muito forte na venda da Light", resumiu Lima.

Ele ressaltou ainda como ativo importante para venda a distribuidora de gás Gasmig, mas ressaltou que provavelmente o negócio envolverá apenas 49% da participação da Cemig na empresa. A legislação de Minas Gerais estabelece obrigação de plebiscito para aprovar a venda integral de estatais de gás e energia.

 

"Sendo bastante objetivo e pragmático, nós queremos vender os 49% e está evoluindo bastante a elaboração dos editais...Muitos compradores já têm nos visitado", disse.

Ele não descartou a venda integral da Gasmig, mas condicionou o movimento a um cálculo sobre a possibilidade de o negócio ser aprovado num eventual plebiscito. "Podemos chegar a 100% se acharmos que tem ambiente político para fazer."

Lima disse ainda que espera em até 60 dias fechar um negócio para a venda do controle da Renova Energia, onde Cemig e Light têm participação.

Já a fatia da Cemig na transmissora de energia Taesa pode acontecer mais ao final do ano. Segundo Lima, os recursos obtidos com o negócio podem ser utilizados para reduzir dívidas ou para quitar uma obrigação da Cemig de comprar fatias de parceiros na Light.

A Cemig se comprometeu com bancos que são seus sócios na Light a comprar a fatia deles na empresa ainda neste ano ou encontrar outros compradores.

Segundo Lima, a Cemig considera também utilizar dividendos gerados pela própria Light para quitar essa obrigação.

 

Dívida

A Cemig ainda tem negociado com bancos uma mudança no perfil de sua dívida, devido a elevados vencimentos de curto prazo.

Segundo Lima, a proposta da empresa tem sido bem recebida pela área técnica dos bancos credores.

"Nos próximos 20 dias devemos ter o reperfilamento da dívida (renegociação de prazos de pagamentos), dando fôlego para a companhia, para que ela possa honrar e pagar seus compromisoss no mercado de capitais e crédito", disse.



10 de julho de 2017
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/cemig-diz-que-esta-perto-de-vender-sua-participacao-na-usina-de-santo-antonio.ghtml