Bluetooth: nova versão chega em breve com melhorias no áudio



Bluetooth: nova versão chega em breve com melhorias no áudio

 

Anunciado pela primeira vez em 2020, o Bluetooth LE finalmente foi "lançado" pela Bluetooth Special Interest Group (SIG). A nova versão dessa popular tecnologia trará avanços na qualidade sonora e melhor eficiência energética para os aparelhos.

Intitulo de Bluetooth Low Energy - por isso o LE - o recurso, como o nome pode sugerir, é focado em reduzir seu consumo energético. Uma vez que a transferência de dados demanda menos energia dos aparelhos que estão realizando o processo, o resultado final resulta em menos bateria utilizada.

Isso só é possível graças ao novo codec LC3, que promete transmitir áudio de maneira mais eficiente. Basicamente, a função dessa tecnologia é enviar áudios de melhor qualidade, mas mantendo a mesma taxa de bits.

"Os recursos de menor consumo de energia do LE Audio também permitirão novos tipos de periféricos de áudio - como uma gama mais ampla de aparelhos auditivos habilitados para Bluetooth - e permitirão maior flexibilidade para melhores formatos de aparelhos. Com o LE Audio, surgirão aparelhos auditivos menores, menos intrusivos e mais confortáveis [...]." revela Dave Hollander, diretor de marketing da SIG.






Outra inovação fica por conta do
 Auracast Broadcast Audio, função que permite com que diversos usuários se conectem a uma fonte de áudio. Por exemplo, será possível parear diversos fones de ouvido em um único smartphone para que diversas pessoas escutem o que está sendo reproduzido no celular.

Segundo a SIG, o Bluetooth LE chegará para alguns dispositivos já existentes através de atualizações, porém, é mais provável que apenas novos lançamentos já cheguem com a tecnologia embutida. Os AirPods Pro de segunda geração devem ser um dos primeiros a estrearem o recurso.


Fonte: Tecmundo