Avast anuncia fechamento de subsidiária que comercializava dados coletados de usuários do antivírus



Avast anuncia fechamento de subsidiária que comercializava dados coletados de usuários do antivírus

 

A fabricante de antivírus Avast anunciou o fechamento da Jumpshot, uma subsidiária que atuava no mercado de dados de navegação para fins de marketing e tendências.

A decisão ocorreu apenas dois dias depois da publicação de uma reportagem dos sites "Motherboard" e "PCMag" detalhar como os dados dos usuários do antivírus da Avast chegavam à Jumpshot para serem vendidas por milhões de dólares para outras empresas.

O antivírus da Avast é oferecido gratuitamente e, por isso, tem uma grande base de usuários. A Jumpshot prometia informações sobre "todos os cliques, todas as buscas, todas as compras, em todos os sites" de mais de 100 milhões de dispositivos.

O anúncio foi assinado por Ondrej Vlcek, CEO da Avast. O executivo afirma ter chegado à conclusão, quando assumiu o cargo há sete meses, que a coleta de informações "não está alinhada com as prioridades de privacidade da companhia em 2020".

Em nota enviada ao blog, a Avast afirmou que a Jumpshot não obtinha informações pessoais dos usuários, como nome e endereço de e-mail, e que cessão dos dados não era obrigatória.
"Os usuários sempre tiveram a capacidade de optar por não compartilhar os dados com a Jumpshot", acrescentou a empresa.

Embora os usuários pudessem optar por não ceder essa informação, o compartilhamento era ativado por uma solicitação durante a instalação. Antes de encerrar as operações da Jumpshot, a empresa pretendia obter confirmação positiva dos usuários para continuar com a coleta, o que deveria acontecer em fevereiro.

Em dezembro, a Mozilla retirou do ar as extensões do Firefox com as marcas Avast e AVG depois que um especialista denunciou a coleta de informações de navegação de maneira irregular. As extensões foram recadastradas na página da Mozilla após a Avast fazer adequações.

O site da Jumpshot já está fora do ar. Mas, antes de ser apagada, a página revelava que Pepsi, Microsoft e Home Depot estavam entre os compradores de informações.
O comunicado da Avast observa que o encerramento das atividades "infelizmente impactará centenas de funcionários leais da Jumpshot".

A Jumpshot era operada em uma sociedade com a Ascential. No mesmo dia em que encerrou as atividades da companhia, a Avast readquiriu uma parcela de 35% da empresa que havia vendido para a Ascential em julho de 2019. Na época, essa fatia negócio foi avaliado em US$ 60,76 milhões (cerca de R$ 255 milhões). A Jumpshot foi comprada pela Avast em 2013.

Fonte: G1