Audi testa sistema para armazenar energia solar em carros elétricos



Audi testa sistema para armazenar energia solar em carros elétricos

 

Veículos poderão funcionar como uma bateria alimentando os aparelhos de uma casa em momentos em que a energia da rede elétrica é mais cara

A Audi estabeleceu uma parceria com o Hager Group para desenvolver um novo "sistema de carga bidirecional" que permitirá usar um carro elétrico para armazenar o "excesso" de energia solar produzida por painéis fotovoltaicos e alimentar uma casa.

“O carregamento bidirecional concentra-se principalmente nos casos de uso em que os proprietários de casas usam seu próprio sistema fotovoltaico para se beneficiar de um carregamento com custo reduzido com a eletricidade gerada domesticamente", diz a montadora.

"O carro elétrico armazena o excesso de eletricidade do sistema fotovoltaico que não é usado pelos aparelhos domésticos. Se o cliente tiver taxas variáveis, o carro elétrico poderá abastecer toda a casa em momentos em que os preços da eletricidade são altos. À noite, ou em períodos de menor custo, o carro pode usar eletricidade barata para recarregar sua bateria até o estado desejado", afirma.

Na prática, a bateria do carro é usada como se fosse uma Powerwall da Tesla. Há outro benefício além do custo. Segundo a Audi "o carregamento bidirecional também fornece uma segurança de suprimento que se estende além da otimização de custo: no caso de um blecaute, o sistema pode fornecer energia à casa e pode até operar sem conexão à rede elétrica, o que é conhecido como operação autônoma".

Em testes com um Audi e-Tron, a montadora conseguiu carregar a bateria do carro a 12 kW usando um carregador DC (Corrente Contínua) montado à parede. Este mesmo carro pode fornecer até 9 KWh para a casa. Segundo a empresa, a conexão entre o sistema fotovoltaico e o carro é feita sem a necessidade de um inversor, o que aumenta a eficiência do processo.

Ainda não há previsão de comercialização da tecnologia.

Fonte: Olhar Digital