Apesar de sucesso de lançamento da SpaceX, Nasa ainda usará foguetes russos para levar astronautas ao espaço



Apesar de sucesso de lançamento da SpaceX, Nasa ainda usará foguetes russos para levar astronautas ao espaço

 

Agência espacial norte-americana anunciou que continuará parceria com Rússia em outubro.

O lançamento da missão Crew Dragon Demo-2, em parceria com a SpaceX, marcou a primeira vez em quase uma década que astronautas norte-americanos foram ao espaço partindo dos Estados Unidos. No entanto, a Nasa anunciou que a parceria com a Roscosmos, agência espacial da Rússia, irá continuar - e há um lançamento previsto para outubro.

Kate Rubins irá ao espaço ao lado de dois cosmonautas, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, para servir como engenheira na Estação Espacial Internacional. O custo de lançamento será de pouco mais de US$ 90 milhões, mesmo preço de outros lançamentos feitos em parceria entre Estados Unidos e Rússia.

Pela SpaceX, o voo custa menos: cerca de US$ 55 milhões por passageiro.

No fim de maio, a Nasa enviou dois astronautas para o espaço na Crew Dragon, espaçonave da SpaceX. Foi a primeira vez que uma empresa privada enviou um humano para fora da atmosfera terrestre.

Em agosto, mais uma missão da Crew Dragon irá levar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional. Apesar do Dragon ter capacidade para sete passageiros, a NASA preferiu usar o espaço extra para levar mais carga.

Por isso, Rubins foi inserida na missão russa de outubro. Será a segunda viagem espacial dela, com duração de seis meses. Em 2016, Rubins se tornou a primeira pessoa na história a sequenciar DNA no espaço.


Segundo um porta-voz da Nasa, em entrevista à Forbes, a expectativa é que a viagem de Rubins seja uma das últimas pela Rússia. "A Nasa está confiante de que as operadoras de voo espacial norte-americanas estarão disponíveis em 2020 e 2021 e que compras de passagens na Soyuz (espaçonave russa) não serão necessárias," disse.

Fonte: Época Negócios