Resultado eficiente e sem viés de inteligência artificial depende de quem as treinou, diz cientista do Google



Resultado eficiente e sem viés de inteligência artificial depende de quem as treinou, diz cientista do Google

 

Indicar leituras, estabelecer objetivos e aplicar testes são algumas das etapas usadas por um professor para ensinar os seus alunos. Para Cassie Kozyrkov, cientista chefe de decisões do Google, o princípio é essencialmente o mesmo quando se trata da inteligência artificial. A diferença entre um resultado eficiente, seguro e sem vieses de um oposto a tudo isso depende, essencialmente, das pessoas que a treinam.

“Um professor não pode indicar um livro que não conhece e não sabe se tem um recorte enviesado ou cheio de preconceitos”, diz a cientista. “Esse é o cerne dos vieses da IA. É preciso diversidade de perspectivas em seu treinamento.”

Kozyrkov palestrou no The Next Web Conference 2019, realizado nos dias 9 e 10 de maio em Amsterdã, na Holanda. Lá, falou sobre a necessidade de se manter o protagonismo e a responsabilização dos humanos sobre as tecnologias, em especial a IA. “A inteligência artificial é uma ferramenta como qualquer outra. Não podemos jogar as responsabilidades nela.”

A cientista questiona, ainda, o temor em torno das mudanças tecnológicas e da evolução de ferramentas como essa. Segundo ela, trata-se muito mais de pensar nas atitudes humanas em relação a esse cenário. “A IA é como uma lâmpada mágica que realiza desejos. Não há uma lâmpada perigosa. Há os desejos que se faz a ela.”


Fonte: Época Negócios