Inteligência artificial potencializa câmeras de segurança



Inteligência artificial potencializa câmeras de segurança

 

Em meio ao crescente uso das novas tecnologias no setor de segurança, duas empresas brasileiras lançarão na próxima semana um sistema de câmeras que usa inteligência artificial para reconhecimento facial e corporal em tempo real.

A solução, chamada "Video Analytics", é fruto de uma parceria entre a startup de inteligência artificial InovaMind e a companhia de segurança digital TecVoz e será apresentada durante a feira internacional Exposec, organizada pela Cipa Fiera Milano e que acontece de 21 a 23 de maio, em São Paulo.

As duas empresas desenvolveram uma tecnologia inédita no mercado brasileiro e que utiliza os vídeos captados pelas câmeras de segurança para analisar rostos e corpos, identificar pessoas perigosas e movimentos suspeitos e gerar inteligência sobre todo o material.

Até então, para usar uma solução desse tipo era preciso importá-la, o que acabava acarretando em custos elevados. "Era uma tecnologia muito cara e que dependia de servidores e modelos de inteligência artificial muito custosos. Agora a gente montou um algoritmo que consegue identificar não só a face, mas também o corpo", diz o CEO e fundador da InovaMind, Jung Park.

Segundo ele, o sistema é capaz de mapear mais de 2 mil pontos do rosto humano e pode ser usado em inúmeras aplicações, como para entrar em um condomínio, fazer controle de ponto e administrar o acesso a uma residência.

"Ele vai te alertar que horas a empregada chegou na sua casa ou se alguma pessoa que não era para estar ali entrou na sua residência", acrescenta. O Video Analytics consegue identificar pessoas, reconhecer corpos para detectar presença, diferenciar homens de mulheres e distinguir funcionários de clientes.

De acordo com a InovaMind, a assertividade no reconhecimento facial é superior a 99%. "Outra coisa interessante é que a solução abre muitas possibilidades. Quando você tem o controle remoto [da garagem, por exemplo], alguém pode estar com você, mas ela consegue mapear se tem uma, duas, três pessoas. Se tiver alguém não cadastrado, não vai abrir a porta ou vai disparar um alarme", explica Park.

Na parceria, a InovaMind entra com a tecnologia, desenvolvida ao longo de um ano, e a TecVoz, com as câmeras. "Neste ano queremos atingir pelo menos 100 mil câmeras com essa tecnologia embarcada", diz o CEO da startup, ressaltando que alguns projetos podem demandar até 2 mil câmeras.

Os principais focos da empresa serão o mercado de segurança e o mapeamento de fluxo de pessoas, como em shoppings e estações de metrô, por exemplo. "É uma tendência mundial o uso da tecnologia na segurança. Até o ministro da Justiça [Sérgio Moro] disse que quer enfatizar o uso de tecnologia na segurança, então existe um alinhamento de vontades entre o setor privado e o público", afirma Park.


Fonte: Época Negócios