Como a tecnologia exponencial pode ajudar o mundo a viver mais, segundo Amin Toufani



Como a tecnologia exponencial pode ajudar o mundo a viver mais, segundo Amin Toufani

 

Tecnologias exponenciais, como a inteligência artificial e a internet das coisas, podem aumentar a expectativa de vida humana e mudar completamente a forma como fazemos negócios. É o que afirma Amin Toufani, acadêmico da Singularity University e CEO do T Labs, empresa de inovação sediada na Califórnia.

Durante o SingularityU Exponential Finance Brazil, em São Paulo, Toufani afirma que viver mais já é tecnicamente possível. "Existem dispositivos capazes de imitar um coração humano e salvar vidas das falhas cardíacas, por exemplo". Mas é necessário construir um futuro no qual a capacidade humana evolua no mesmo ritmo que as tranformações causadas pelo impacto dessas tecnologias.

Toufani afirma que um dos principais impecilhos para essa mudança é a distração exponencial. "Aplicamos recursos de forma errada e gastamos tempo, energia e dedicação em questões que não nos levarão a lugar algum", diz. "Podemos fazer muito mais do que pensamos ser capazes". Ele afirma que o mundo passa por uma crise de imaginação: com as novas tecnologias auxiliando cada vez mais, o risco é deixar de pensar grande. 

Para o executivo, as mudanças nas relações de trabalho devem despertar o empreendedorismo, mas também podem contribuir para acentuar a desigualdade e destruir o conceito de valor do trabalho.

Para que nos preparemos até lá, segundo ele, a chave é mudar a forma como lidamos com a inovação. "Inovar é desaprender e criar novas coleções de pensamento. Além disso, precisamos substituir o medo de falhar pelo medo da irrelevância, pensando em qual será o impacto de uma solução ou negócio para o futuro", afirma Amin Toufani.


Fonte: Época Negócios