Bitcoins consomem tanta energia quanto a Suíça



Bitcoins consomem tanta energia quanto a Suíça

 

Os bitcoins gastam cerca 58,93 TWh de energia por ano, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge. O montante é similar ao consumo de energia anual da Suíça (58,46 TWh) e da República Tcheca (62,34 TWh), e representa cerca de 0,24% de toda energia gerada no mundo.

A universidade lançou um site interativo que mostra a quantidade energia consumida para fabricação e manutenção dos bitcoins em diversos países.

“Queremos usar comparações para que os visitantes do site possam decidir por conta própria se esse é um gasto grande ou pequeno”, disse Michel Rauchs, pesquisador da entidade, a BBC.

Essa energia é consumida por computadores conectados à rede da criptomoeda, que trabalham no processo de mineração dos bitcoins.

Segundo um estudo publicado pelo periódico científico Joule, com esse consumo de energia, o bitcoin é responsável pela emissão de 22 megatoneladas de CO2 na atmosfera todos os anos, a mesma quantidade que o estado de Kansas City, nos Estados Unidos.

Também em entrevista a BBC, Alex de Vries, consultor da PwC, mostra que apesar de consumir toda essa quantidade de energia, os bitcoins são responsáveis por apenas uma pequena parcela das transações financeiras globais — menos de 100 milhões por ano, enquanto a indústria financeira tradicional realiza cerca de 500 bilhões de operações anualmente.


Fonte: Época Negócios